DIREÇÃO: Walter Salles
ROTEIRO: José Rivera
ELENCO: Gael Garcia Bernal ( Ernesto Guevara de La Serna )
Rodrigo de la Serna ( Alberto Granado )Mia Maestro ( Chichina Ferreyra )
ANO: 2004
LANÇAMENTO: EUA
ANÁLISE
O filme conta a história de dois jovens Alberto e Ernesto que decidem viajar toda a América do Sul em uma motocicleta. Ernesto deixa seu curso de Medicina. Saem da Argentina em 1952. Ao longo da viagem conhecem vários povos, culturas e também dificuldades, exploração do trabalho e miséria. Ficam um tempo cuidando de leprosos. Eles tornam-se populares. Mais tarde Ernesto manifesta o interesse por questões sociais.
O filme mostra a pessoa de Ernesto, sem focá-lo como o revolucionário que conhecemos na história. Seus problemas de asma aponta para seu lado humano; homem comum que sensibiliza-se com a história das pessoas e com as ruínas Incas.
Para mim o momento marcante foi o que Ernesto fala do povos Incas que poderiam ter evoluido mais se não fosse a colonização européia sujeitando-os a outras culturas. O filme é importante para conhecermos melhor a América Latina e Caribe. É também referência nossa para outros continentes. As histórias mais relatadas nos livros são do continente europeu.
FRASE: Acredito que tudo o que fazemos por vontade própria, seguindo nossos sonhos, sem prejudicar outras pessoas, além de nos benefeciar com a realização pessoal atinge de forma positiva e útil para os que nos rodeiam. Pareceu loucura ao meu ver um jovem abandonando um curso de Medicina, mas por outro lado ele foi importante para a humanidade .
O filme me fez refletir muito sobre questões sociais como desigualdades, miséria e também o papel de cada um na sociedade.
O filme me fez refletir muito sobre questões sociais como desigualdades, miséria e também o papel de cada um na sociedade.
Um comentário:
Paty, fico muito feliz em ver que meus alunos também tenham despertado esse sentimento de respeito, de justiça, de solidariedade. Com certeza em sua vida, você irá fazer a diferença na vida de muitas pessoas!!
Postar um comentário