terça-feira, 25 de março de 2008

REFLEXÃO

"NOVAS TECNOLOGIAS E REENCANTAMENTO DO MUNDO" , REFLEXÃO

A Internet veio com a segunda Guerra Mundial. Era preciso comunicar-se por códigos e ter a certeza de que as informações não seriam perdidas. Então tinha uma central de informações e computadores espalhados. Caso um fosse destruído teria o outro. Foi preciso também inventar uma forma de atualizar um computador, e os outros serem atualizados simultâneamente. A Internet foi atingindo universidades, empresas, e hoje toda a população. Ela é muito útil com sua agilidade e de nos manter sempre atualizados. É bem serviçal ao sistema capitalista e de globalização. Ocorreu aí um encurtamento de tempo e espaço. Antes tempo era em dias, meses, para algumas coisas. Agora pode ser em minutos ou horas. Em espaço não existe mais o "longe". É uma questão de distância física, mas não de comunicação e relacionamentos. Em compensação ficamos isolados atrás de uma máquina e nosso contato é teclado e tela. Dá a impressão de o outro ser um ser virtual.
Há algo interessante, conhecemos culturas diferentes e uma imensidão de pessoas com as quais, sem o mundo virtual, seria difícil. Por outro lado nos sentimos inseguros. O homem num mundo não globalizado conhecia, praticamente a vida inteira as mesmas pessoas. Eram relacionamentos diferentes, mais consistentes.
Na educação, a Internet dá autonomia ao aluno de ter contato a qualquer momento com o conhecimento. Eles chegam as escolas entendidos do assunto.
Os professores tem de estar preparados para essa nova realidade, de não serem mais os "donos" do conhecimento; não querer saber mais que o aluno ou deixar-se saber muito menos. Nosso papel será orientar, caminhar "para", apontar para o aluno as direções. Ajudá-lo a organizar e tirar proveito desses conhecimento. É enriquecedor, porque haverá troca de conhecimentos. Um professor preconceituoso e que está sempre certo, não conseguirá ver na Internet essa oportunidade de se aprender melhor, não irá usá-la a favor, como ferramenta.

Um comentário:

Katya disse...

Muito bom, Paty, parabéns, excelente refelxão!!
Katya